quinta-feira, 29 de novembro de 2012

TEXTO DEDICADO A UM AMIGO DE INFÂNCIA

Eu, às vezes, recordo o “gaijo”, não é todos os dias…
Foi a “carteira”, que me deixa as contas na caixa da correspondência, que (hoje) fez com que o meu *“disco-semirrígido” fosse requestar um “registo”com mais de 30 anos.
Reparei que durante uns dias a senhora, que me entregava o correio, tinha sido substituída por um carteiro que eu não conhecia, pensei, “mudou de área de distribuição”, já que não aparentava idade para passar à reforma.
Hoje, por volta das 13.30 (como de costume), ouvi o ruido do motor (acompanhado da algazarra que as minhas cadelas armam) da “motoreta” dos CTT, fui ver, já não era ele, era ela novamente, perguntei, “então? a gastar os dias de férias que restavam?”, “antes fosse”, respondeu-me, estive de baixa, fui ferrada por um dálmata ali (apontando) naquela moradia”.
Contou-me todas as peripécias que se seguiram, pedido de desculpa do dono do bicho, ida ao hospital, vacinas, acionamento de seguro, pedido de indeminização (que não é nada barato, e que o “grosso” cairá nos cofres dos “CTT”, ficando o trabalhador com as mazelas e umas migalhas do dito).
Eu ainda falava com a senhora, e na minha mente já passava (como que) o filme de um velho (sem ofensa) amigo de infância que na sua juventude, para ganhar uma “pasta” extra exercia a função de carteiro em substituição de titulares do cargo que estavam em gozo de férias.
Nesses tempos era, eu, associado numa empresa de transitários (GRUPOTIR, já extinta), com sede na Rua Arménia, na Freguesia de Miragaia, na (nossa, minha e desse meu amigo) cidade do Porto.
Um dia entra-me pela porta do escritório adentro o Óscar (o meu tal amigo) esbaforido, tinha dado uma corrida a fugir de um cão.
Soube mais tarde, que por causa do tal cão (que era um cãozarrão), o Óscar, passava (em passo de corrida à entrada da Viela da Baleia, também em Miragaia), gritava “CARTEIRO”, atirava a correspondência para o chão da viela e fugia a sete pés até lugar seguro, pois o animal desatava numa correria desenfreada atrás dele.
Ao relembrar estas cenas veio-me à memória muitos bons tempos de juventude vividos com o Óscar, e outros mais, uns ainda por cá, que perdi de vista, e outros que já não estão entre nós.
Relembro também, com saudade, uma figura imponente (pois era um homenzarrão) senhor de uma afabilidade e meiguice pouco comum nos adultos da época, o senhor Branco, pai do meu amigo, o protagonista deste texto.

 *A idade não perdoa!

domingo, 11 de novembro de 2012