domingo, 30 de março de 2014

sexta-feira, 28 de março de 2014

A PEDIR UMA BOA PICHADELA!


A 5 de Outubro de 2005 um grupo de antifascistas reúne-se frente à antiga sede da PIDE/DGS (na Rua António Maria Cardoso/Lisboa) para protestar contra a intenção de ali construírem um condomínio de luxo, nasce nessa altura um movimento (que viria a transformar-se em associação) denominado NÃO APAGUEM A MEMÓRIA.
Apesar dos protestos o dinheiro vence e avançam todos os trâmites para transformar um prédio repleto de memórias em habitações para ricos, entretanto a empresa promotora do empreendimento GEF – Gestão de Fundos Imobiliários SA., alegando ser necessário para avançarem com as obras, retira da fachada uma placa evocativa das últimas vítimas da polícia política (a 25 de Abril de 1974) descerrada a 25 de Abril de 1980 (foto1).

Protestos intensos contra o desaparecimento da placa fazem com que o dono da obra recoloquem outra, mas a um nível baixo sem ângulo de leitura e que a deixava tapada pelos veículos estacionados (foto2), esta noite a placa voltou a desaparecer.

As nossas cidades têm sido acometidas dum “pichismo” desenfreado, ele são portas, paredes, elétricos, autocarros, comboios, etc., etc., não haverá um “pichador” que piche aquelas paredes?

Se eu morasse em Lisboa ia lá gastar uma latita!   

sábado, 8 de março de 2014

NACESSIDADE A QUANTO OBRIGAS, ou (dedicado aos meus amigos dos “AMIGOS DA FONTE DA COLHER” de Miragaia), ESTA SEMANA CAGUEI DUAS VEZES NA CAIXA.


Em Vila Nova de Gaia a água é muito mais cara que no Porto, há lugares onde é (ainda) mais cara que aqui, sou solidário com toda essa gente que é roubada descaradamente, fica a maneira que eu encontrei para poupar, quem sabe haja por aqui quem funcione biologicamente como eu.
No inverno não tomo banho pela manhã, a artrite não me deixa, quando tomo, aproveito (num balde) o máximo de água que servirá para poupar descargas quando tiver de urinar, se estiver em casa, pois (nem que seja à socapa, num recanto, ou entre dois contentores do lixo, ou num café) tento evitar fazê-lo com custos prá minha bolsa, vou até muitas vezes ver como vai o trabalho duns amigos que têm uma oficina de reparação automóvel, aqui ao lado de minha casa, quando a bexiga me começa a dar sinais.

Vocês já repararam no verso da fatura?
Pagamos, ÁGUA, consumo e disponibilidade, SANEAMENTO, saneamento e disponibilidade de saneamento, RESÍDUOS SÓLIDOS, resíduos sólidos e taxa de resíduos sólidos, TAXA DE RECURSOS HÍDRICOS, taxa de recursos hídricos água, taxa de recursos hídricos saneamento, ou seja, cada vez que abro a torneira sou taxado 8 vezes, (8 itens).

Então como faço para poupar?
Mijadela matinal, balde, lavar as bentas (desperdício), tomar café na confeitaria, fumar um cigarro na rua, duas de letra no talho (em frente à confeitaria), e regresso à confeitaria para “arrear o calhau”, forra-se a tampa da sanita com papel higiénico (os rolos deles são dos grandes) deve dar-se várias voltas, e ahhhhhhhh… c’alivio!

Agora para os meus amigos de Miragaia.
Na passada quarta-feira tive de ir ao posto da caixa de Nova Sintra (onde ainda estou inscrito, mesmo morando em Gaia) entregar umas análises que fiz no Hospital de S. João para juntar ao meu processo clínico (vá-se lá saber porque raio, se as tivesse feito no Hospital de Santo António entravam automaticamente no meu processo, mas do S. João não dá) e pedir umas receitas. Tomei café na confeitaria do costume, meti-me no carro, fumei a cigarrada, e quando estava a chegar à caixa fui direto à casa de banho, hoje, que fui buscar as receitas, tal e qual como na quarta.

Estava eu defecando calmamente e pensei, “esta semana caguei duas vezes na caixa”, recordei-me dum fiel da alfândega que, há + ou - 40 anos, confidenciou a um colega que tinha feito uma análises e até tinha cagado num frasco, ficou conhecido pelo CAGA NO FRASCO, o pobre homem não tinha sossego, a Alfândega do Porto (nos tempos em que por lá andei) era uma mundo de gente, bastava o homem aparecer e havia sempre alguém que gritava, “Ó CAGA NO FRASCO”, ele ficava furioso.

Mesmo que me chamem caga na caixa, poupo na fatura das “Águas de Gaia”.

Abraço, bom fim-de-semana.