sexta-feira, 12 de março de 2010

Bullying


Os responsáveis principais de violência entre alunos (bullying) nas escolas portuguesas são os professores. As agressões físicas que acontecem nos espaços de recreio e nas áreas circundantes às escolas são o materializar das pressões exercidas pelos mais fortes sobre os mais fracos, ou grupos de fracos sobre um (dito) mais forte nas salas de aula.

Os professores são os primeiros a aperceberem-se da possível altercação entre os formandos, se em alguns casos os formadores se impõem quando se apercebem que a situação pode degenerar em violência física, outros há que se limitam a que ela não aconteça dentro da sala de aula.

O caso de hoje, o do suicídio do professor da Escola Básica 2.3 de Fitares, Sintra, reveste-se de contornos muito mais mesquinhos.

Alegadamente, o professor que procurou a morte lançando-se da Ponte 25 de Abril e que em missiva responsabilizou os alunos da turma 9º B pela sua drástica atitude era há muito ostracizado pelos colegas devido ser homossexual, colegas e conselho directivo que negligenciaram três queixas apresentadas pelo docente escudando-se no facto de este estar a receber apoio (tratamento) psicológico.

Os professores reflectem a generalidade da sociedade portuguesa, por tal facto não devem furtar-se a ser avaliados como é, dia a dia, o cidadão comum.


Sem comentários: