terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

PENSANDO A FAMÍLIA


Não há qualquer paternalismo ou colonialismo bacocos na sensação de mal-estar que me apoquenta quando de Angola se sabe que a censura prende, tortura e faz desaparecer jornalistas por defenderem a liberdade de informação, que aquele (Procurador Geral da República) que deveria ser o garante da justiça no país investe milhões no estrangeiro através de “offshores”, se à escancara a filha de um ex-guerrilheiro (Isabel dos Santos filha do (Presidente da Republica Popular de Angola) José Eduardo dos Santos) tem interesses financeiros nas maiores empresas de Portugal, ou se por causa do tráfico de droga o Povo da Guiné Bissau não tem paz.
Sou dos que nunca se sentiu roubado quando das ex-colónias portuguesas veio grande parte da mão-de-obra que ajudou a mudar o meu país, cheguei mesmo a insurgir-me contra a exploração exercida por empresários sem escrúpulos a que muitos dos trabalhadores estiveram sujeitos, já as regalias excecionais que muitos dos ditos “retornados” (sem necessitarem) obtiveram considero-as um roubo de lesa-Pátria, vou mais longe, acho que foi a partir da “fabricação desses tachos” que se começou a cavar o buraco onde hoje nos encontramos.
Nunca ostracizei ninguém pela cor da pele, já pelas “dores” clubísticas admito que não sou isento, benfiquista, branco, preto ou amarelo, é mouro, não gosto, mai nada!
Diz-se que quando não há notícias está tudo bem, que as desgraças têm perna lesta e que se sabe depressa, mas queria mais informação sobre Timor Leste, não sei porquê, falta-me, pronto!
E o Brasil? Não é só o samba que me alegra, é também saber que o Povo vive melhor, que os generais (aparentemente) se renderam à democracia, que os yankiees/amaricanos aliviaram a pressão sobre a sua economia, e que como um “filho” educado, não querendo fragilizar a “mãe”, vai empurrando (com a barriga) o acordo ortográfico.

Sem comentários: