sexta-feira, 28 de março de 2014

A PEDIR UMA BOA PICHADELA!


A 5 de Outubro de 2005 um grupo de antifascistas reúne-se frente à antiga sede da PIDE/DGS (na Rua António Maria Cardoso/Lisboa) para protestar contra a intenção de ali construírem um condomínio de luxo, nasce nessa altura um movimento (que viria a transformar-se em associação) denominado NÃO APAGUEM A MEMÓRIA.
Apesar dos protestos o dinheiro vence e avançam todos os trâmites para transformar um prédio repleto de memórias em habitações para ricos, entretanto a empresa promotora do empreendimento GEF – Gestão de Fundos Imobiliários SA., alegando ser necessário para avançarem com as obras, retira da fachada uma placa evocativa das últimas vítimas da polícia política (a 25 de Abril de 1974) descerrada a 25 de Abril de 1980 (foto1).

Protestos intensos contra o desaparecimento da placa fazem com que o dono da obra recoloquem outra, mas a um nível baixo sem ângulo de leitura e que a deixava tapada pelos veículos estacionados (foto2), esta noite a placa voltou a desaparecer.

As nossas cidades têm sido acometidas dum “pichismo” desenfreado, ele são portas, paredes, elétricos, autocarros, comboios, etc., etc., não haverá um “pichador” que piche aquelas paredes?

Se eu morasse em Lisboa ia lá gastar uma latita!   

Sem comentários: