sexta-feira, 10 de agosto de 2012

OS MEUS RECEIOS.

Conheço a Zona Histórica do Porto desde que me reconheço a mim mesmo, até os olhos se me riem quando vejo toda essa área, diariamente, inundada de turistas, recordo bem o tempo em que só encontrávamos estrangeiros, no verão, junto a alguns monumentos e no principal ponto de atração, as Caves de Vinho do Porto.
A cidade que está praticamente deserta de população residente devido à política, errada quanto a mim, de periferização das suas gentes, ressuscita todos os dias com pessoas, novos e menos novos, que cá chegam transportados pelas companhias aéreas ditas “low cost”.
Os estabelecimentos de restauração do Porto já interiorizaram que a generalidade do turista de hoje não tem nada a ver com o de antigamente que chegava carregado de moeda estrangeira para gastar, já entenderam que também ganham vendendo (muito) a preços acessíveis, e é nos preços que se centram os meus receios de hoje.
O atual Governo vai privatizar a “ANA”, empresa que explora os aeroportos, privatização costuma significar aumento dos preços dos bens, ou serviços, e é sabido que as companhias aéreas de baixo custo procuram os aeroportos com taxas mais reduzidas.
Conclusão, espero que os novos donos da “ANA” não matem a galinha dos ovos de ouro.
Mas não vivo só de medos, hoje fiquei muito contente ao ver que o quiosque do polícia, (situado na Rua Saraiva Carvalho frente ao Largo Primeiro de Dezembro) fechado há muito tempo, voltou a abrir como posto de turismo, muito bem!

Sem comentários: