quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

DE MÃO BEIJADA SE ENTREGA O OURO AO BANDIDO


Os apetites dos privados sobre a Caixa Geral de Depósitos são há muito conhecidos, Carlos Santos Ferreira conhece estratégias e clientes da CGD, e pode mudar assim para a concorrência?
Onde está a lei das incompatibilidades?
A meta será a CGD engolir o BCP?
Não acredito, mas no contrário já creio.
Depois de esvaziarem vários cofres (o da Caixa de Previdência incluso) os nossos políticos vão entregar a única instituição bancária que (alegadamente) nunca poderia falir, estamos entregues ao Espírito Santo, será que ele está de bem com Deus?
Anexei um artigo e vários comentários que acho muito esclarecedores.


“””” Carlos Santos Ferreira apresenta demissão da Caixa Geral na quarta-feira
Carlos Santos Ferreira irá demitir-se do cargo de presidente da Caixa Geral de Depósitos na próxima quarta-feira e no mesmo dia vai começar a fazer os contactos para a lista candidata à liderança do BCP.

Susana Teodoro

De acordo coma Lusa, que cita uma fonte próxima da Caixa Geral de Depósitos, Santos Ferreira irá aceitar o convite para se candidatar à presidência do BCP assim que deixar a liderança da Caixa, tendo "carta branca para escolher a equipa".

Segundo avançou ontem o Diário de Notícias, Armando Vara, um dos administradores da CGD, vai acompanhar Carlos Santos Ferreira para o BCP, mas uma fonte próxima do presidente do banco estatal garante que ainda não foram feitos contactos para a futura administração do BCP.

A mesma fonta afirmou que "Carlos Santos Ferreira fará como sempre fez nos locais em que exerceu funções idênticas, escolhendo a equipa, não olhando a critérios políticos, mas às qualidades de gestão".

As listas a eleger serão entregues ao presidente da mesa da assembleia-geral até ao dia 28, sexta-feira.

Entretanto, o Banco Comercial Português (BCP) já garantiu que as perdas relacionadas com alegados empréstimos a sociedades sedeadas em paraísos fiscais (‘off-shore’) para comprarem acções do próprio banco já foram integralmente reflectidas nas contas da instituição financeira.
Através de um comunicado divulgado pela Comissão do Mercado de Valores
Mobiliários (CMVM), o BCP anuncia que recebeu, a 21 de Dezembro, as conclusões preliminares das investigações que o regulador do mercado está a elaborar sobre "diversas entidades sedeadas em jurisdições ‘off-shore’ que terão sido financiadas pelo banco para comprarem acções da própria instituição financeira.

O BCP defende-se afirmando que não foi ouvido sobre as conclusões preliminares da CMVM e que não recebeu a informação em que o regulador se fundamenta para fazer as conclusões, concluindo que responderá às conclusões numa outra altura do processo.
-------------------
Comentários


PS amigo
Leva o Lapa porque ele não sabe fazer mais nada

Luis Justo
Há uns dias atras escrevi o seguinte comentário: «I - Vamos TODOS abrir os olhos: 1- Berardo está a agir assim PORQUÊ ?? 2- Agora que o BCP parecia estar a caminhar para a estabilidade, PORQUE é que Berardo ATACA o BANCO BCP? 3- Alguém acredita que Berardo está minimamente preocupado com pequenos accionistas eventualmente lesados há já muitos anos?? 4- Berardo ATACAVA o BCP alegadamente porque queria que Jardim Gonçalves se demitisse… Ora bem, Jardim Gonçalves já se demitiu... Então, o que faz mover AGORA Berardo?? 5- Estas campanhas de Berardo CONTRA o BANCO, nada mais fazem senão tentar destruir a sua credibilidade... e consequentemente fazem DESCER o valor das ACÇÕES do Banco... Ora, Berardo tem mais de 6% do BCP... e PERDE (aparentemente) milhões com estas SUAS próprias campanhas de destruição... Mas, PORQUE O FAZ então? QUAL a verdadeira razão que o move?? 6- Berardo é masoquista?? Berardo gosta de queimar o seu próprio dinheiro?! Claro que não! Sabe-se sobejamente que só o dinheiro move Berardo! Nem a sua colecção, sequer, teve a coragem de oferecer ao povo português, pelo contrário, exigiu ao Estado ser bem pago por ela. 7- As ÚLTIMAS actuações de Berardo NÃO estão a ajudar o BANCO BCP, nem estão a ajudar os pequenos accionistas (que perdem muito dinheiro com as DESCIDAS de cotação das acções do BCP).

Luis Justo
II- Vamos TODOS abrir os olhos: 8- Ou seja, actualmente, Berardo consegue passar de BESTIAL a BESTA, pois se ANTES as suas actuações eram (bem) justificadas pela vontade de querer expulsar do banco Jardim Gonçalves, AGORA as suas actuações (nefastas para o Banco e para TODOS os possuidores de acções do Banco) não encontram justificação no bom interesse do Banco ou no aumento das mais-valias para os accionistas... 9- Berardo actua HOJE claramente sozinho e a "CAPA" de defensor dos pequenos e "fracos" accionistas... tombou. De facto, não nos esqueçamos que Berardo insiste em "mexer" em questões ocorridas vários anos atrás e que, para além de hoje já não terem qualquer interesse financeiro, algumas delas parecem ter sido conduzidas para proteger PRECISAMENTE as cotações do Banco em alturas críticas da sua desvalorização. 10- Estando todos nós cansados de saber que em TODOS os Bancos existem, com grande probabilidade, ilegalidades semelhantes às que alegadamente existem no BCP e que, quando menor a dimensão accionista dos Bancos, ou o seu carácter mais Familiar, maiores as probabilidades de favorecimentos e desvios à regra do igual tratamento de accionistas e clientes... como explicar, racionalmente, estas investidas aparentemente trôpegas e sem grande nexo de Berardo contra o BCP (quando este nem será, muito provavelmente, o banco onde poderão ter ocorrido mais ilegalidades)? 11- Penso que o Futuro nos irá mostrar o verdadeiro Berardo… e QUEM vai sofrer com tudo isto serão os pequenos accionistas… que ele afirma querer defender. 12- “Não há almoços grátis…” Pensem bem nisto.» - HOJE já podemos RESPONDER a algumas destas Questões... Realmente, o que fazia correr Berardo era, afinal, o PS - Partido Socialista.

Pois
Já tá tudo abafadinho à boa maneira portuguesa.... O que fazia o sr da cmvm na altura? E Onde estava o sr que é agora ministro das finanças? O que fez o BdP quando analisou o financiamento do negócio(o administrador era o mesmo)? Onde está agora o "Desígnio Nacional"?

António
E ningiuém esceve nem investiga nada do Sr Berardo? Ganhou milhões à procura de ouro na areia? Hello? Ainda acreditam que a areia se tranforma em ouro? Mas que jornalismo isento .....

RICARDO PARICIO
Esta escolha é perfeitamente surrealista! O Dr. Santos Ferreira FOI UMA ESCOLHA POLITICA DO ACTUAL GOVERNO,e não escolheu um unico administrador da actual equipa. So faltava agora tb politizar a gestão do BCP! Os senhores accionistas estão mais interessados nos favores do Governo do que na eficiência da instituição. Continuaremos num clima de promiscuidade,agora com carácter politico! Depois admirem se dos resultados,até porque consta que irão para o BCP administradores que permitiram recentemente subscrições irregulares de acções da REN e da GALP,caso que o vosso jornal referiu mas não aprofundou.Era bom que a CNVM também aprofundasse este caso!

TOYNIB
AQUESCENTO AL COMENTARIO DO SR "POIS" ONDE ESTAVA O SR LUIS JUSTO

L.M.Limpo
Causa me muita estranheza a proposta de Berardo e de alguns outros nesta dupla que vem da Concorrência.Já não ha periodo de nojo.?Ou será apenas uma questão de dinheiro?Poeque nãop investigam os emprestimos recentes concedidos por esta dupla ao Sr.Berardo?

Luis Justo
Ainda vou escrever algo mais, pois estou indignado com o que se passa no BCP: Vi em Outubro o Sr. Berardo, no programa "Prós e Contras" da RTP-1, acusar o BPI de querer fazer "uma OPA sem dinheiro" ao BCP... Ora bem..., agora, o Sr. Berardo acha bem apadrinhar uma “OPA” do PS ao BCP, sem que o PS (aparentemente) pague 1 CENTIMO sequer? Em Outubro, sob influência da proposta de fusão do BPI, as cotações das acções do BCP ultrapassaram os 3,50. Veremos, agora, quanto vão valorizar as acções do BCP com esta OPA informal do PS e dos seus boys. O Sr. Berardo, de facto, devia andar mesmo muito preocupado com as perdas e ganhos dos pequenos accionistas (como ele disse na TV)... Imagino! Nem devia dormir, coitado...””””

Sem comentários: