sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

imersões de linguas para J.L. Picard

Eu pegava-lhe por aqui. Pegava-lhe nos anos de imersão da língua. Já sei que tenho o Figas à coca, mas ele desculpar-me-á qualquer deslize. É que isto de submergir coisas não é para todos, alguém se habilitaria a submergir uma manhã como Vergílio Ferreira? Sabe porque razões alguns dão demasiados erros escritos e falados? Não sabe? Eu explico-lhe… Porque chegados ao país para onde emigraram, e enquanto não dominam a língua dessa terra, passam a vida a levar “baile”, e quando já se conseguem desenrascar, renegam pura e simplesmente a língua da Mãe Pátria. Vão até mais longe, não deixam os filhos frequentar as escolas onde se ensina Português, dão-lhes nomes tipo John Correya, mas querem mandar bujardas para pôr nos píncaros a terra onde chegaram a ser escravos, a fazer aquilo que os naturais não queriam fazer, e depois de uns cobres juntos já têm o rei na barriga, sabe Deus às vezes à custa de quê, às vezes mesmo à custa da honra. As palavras são duras, mas são para se dizerem na hora e no sítio certo, foi você quem puxou o assunto, não foi? Aprecio uma comunidade de quem vocês se isolam como se eles tiverem lepra, sabe quem são? Os hispânicos, os sul-americanos, vocês julgam-se superiores a eles, e porquê? Porque entre eles há mais criminalidade? Querem comparar os números? Há neles aquilo que vos falta, a rebeldia, eles podem estar a levar porrada da polícia, mas entre dentes estão a dizer “vete a tomar por el culo!”. Vocês, são uns frouxos, vale-vos o fórum para se armarem em heróis. Ó figas, as outras imersões, ai quem me dera ter menos 40 anos e imergir este meu corpinho, todo nuzinho, no areeinho da Praia de Zebreiros. Bons tempos e boas línguas, sim porque ainda não tinham aparecido os tais "tóteis", era língua pura e dura. Eu já nem sei se Zebreiros ainda tem areeinho, e a Arnelas já não vou há mais de 10 anos.

Sem comentários: