domingo, 6 de janeiro de 2008

EU TAMBÉM JÁ...



Já lá estive hoje à tarde.
Falando ontem com a minha estimada amiga Filó após a referência que ela fez no "Desabafe Connosco" do "JN", telefonei-lhe a perguntar qual das ruas seria, visto todas as das redondezas terem nome de ex-colónias portuguesas, confirmei tratar-se da que eu pensava, mas o nome J'Agora não me dizia nada, a mim que há cerca de vinte anos tive um escritório pegado ao Restaurante Carpa, voltado para a Avenida da República.

Hoje após almoçar, e porque cá por casa o "pessoal" estava todo como o tempo que se faz sentir (pró sonolento), tive de recrutar o namorado da minha filha para não ir sozinho, a minha filha não apreciou muito a ideia mas lá dispensou o rapaz, é que tomar um café e fumar uma cigarrada sem companhia é como fumar na rua.
Chegado ao “antro do vício” constatei que conheço a casa há mais de vinte anos, é exactamente no prédio onde tive escritório, mas virado a Norte, estive lá no dia da inauguração, infelizmente não recordo se abriu com o nome que hoje tem, será a idade a pregar-me partidas? Talvez…
Lembro-me perfeitamente que quando abriu era completamente diferente de tudo que existia nas redondezas, mobiliário vanguardista, e preços ligeiramente superiores aos demais cafés, predicados que serviram para seleccionar a clientela.

Professores das escolas próximas, e a chamada “gente bem” ou de dinheiro eram os seus clientes habituais.

Hoje nota-se já o peso dos anos, o toldo rasgado e os sofás em comboio já meios coçados não enganam ninguém, por incrível que pareça continua a manter uma auréola de local fino, ou estará em mim tal percepção.

Café, cigarro e dois dedos de conversa, assim passei um pedaço agradável da minha tarde, a tiragem é realmente excepcional, quando andar pelas redondezas tomo lá café.

Soube há momentos que se tivesse demorado por lá mais uns minutitos teria a surpresa de rever a minha amiga Filomena Silva, não calhou, quem sabe esta semana, à noite, não tomemos por lá uma cafezada e fumemos uma cigarrada?
Boa Semana.
Des Contente

Sem comentários: