terça-feira, 22 de janeiro de 2008

É UMA VERGONHA SENHOR DR. RUI RIO

Desde os meus 4/5 anitos sempre que se fala no Palácio de Cristal o que me vem à memória? A cúpula do hoje chamado Pavilhão Rosa Mota, ainda muito pequeno, recordo-me bem de me sentir uma formiga no centro do pavilhão a olhar lá para cima e ver todas aquelas vigias por onde entrava a luz do sol.
Passados já uns anos, e numa visita promovida pela escola primária, voltei lá, ao pavilhão, e nessa altura toda a classe subiu ao topo, por um passadiço exterior, a vista era maravilhosa, estava ainda em construção a Ponte da Arrábida.

Mais tarde fui fazer o ciclo preparatório para a Escola Preparatória Gomes Teixeira e com outros colegas entrava a golpe pela Rua do Vilar, se pagasse a entrada não podia alugar a bicicleta, foi ali que aprendi a andar depois de umas esmurradelas de joelhos.

O Campeonato do Mundo de Hóquei, a loucura que foi dentro daquelas grades, e mais tarde a abertura, entrada livre.

Fazia parte do roteiro anual a visita ao Palácio de Cristal aquando da feira popular, era obrigatório passar por lá para comer umas farturas e dar umas voltas nos carrinhos de choque, e mais tarde, com os namoricos para os recantos que creio que todos os da minha geração residentes no Porto deviam conhecer.

E todos conheciam também a cor exterior da cúpula, que se via de longe, conheciam porque agora está irreconhecível, toda enferrujada, uma vergonha, em 50 anos é a primeira vez que vejo aquilo naquele estado.
É preciso ter lata.

Sem comentários: